Portal de Eventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), SCIENTEX-2019

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Monitoria de urgência e prática cirúrgica
Mateus de Sousa Rodrigues, Ludmila Godinho da Silveira, Luna de Paula Fraga, Brunna Lays Guerra Correia, Thaise Bruna dos Santos Silva, Orlando Vieira Gomes

Última alteração: 2019-11-11

Resumo


Urgência e prática cirúrgica são disciplinas comuns aos cursos de medicina de modo geral. Entretanto, esta disciplina apresenta uma alta complexidade de aprendizagem, pois envolve numerosos conceitos e habilidades teóricas e práticas nas quais os estudantes necessitam assimilar. Nesse sentido, a monitoria é um instrumento que diminui essa dificuldade e contribui para a consolidação dos conteúdos vistos nas aulas teóricas e práticas. O objetivo deste trabalho é descrever o relato a experiência dos discentes durante o desenvolvimento da Monitoria de urgência e prática cirúrgica em uma Universidade Federal do Semiárido Pernambucano. A Monitoria de urgência e prática cirúrgica é uma atividade de início à docência desenvolvido por discentes de medicina da universidade. Durante a vigência da monitoria, o quantitativo de estudantes matriculados e que participaram das atividades de monitoria teórica e prática foi de noventa estudantes. O índice de reprovação nas matérias contempladas pela monitoria foi nulo. Foram realizadas monitorias teóricas, monitorias práticas no Hospital Universitário da UNIVASF e tira-dúvidas on-line utilizando o WhatsApp®. Este trabalho aponta as contribuições da monitoria na formação acadêmica dos discentes da área de saúde e descreve o protagonismo da monitoria acadêmica no processo de ensino-aprendizagem. Estas ferramentas utilizadas na monitoria de urgência e prática cirúrgica da universidade selecionada poderão ser replicadas em outras instituições de ensino no sentido de aprimorar o processo de aprendizagem.

 


Palavras-chave


Monitoria; Medicina de emergência/educação; Cirurgia; Educação médica.