Portal de Eventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), SCIENTEX-2019

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Metacontingências em ambiente virtual: um jogo online como instrumento de pesquisa em evolução cultural
Ananda Fonseca Dias Coelho, Olga Santana Guimarães Morais, Olga Santana Guimarães Morais, Anna Sophia Santos Almeida de Cerqueira, Anna Sophia Santos Almeida de Cerqueira, Christian Vichi, Christian Vichi

Última alteração: 2019-11-11

Resumo


O conceito de metacontingência refere-se a uma relação recorrente entre comportamentos de dois ou mais indivíduos produzindo um efeito comum no ambiente, tal efeito pode aumentar a probabilidade da recorrência destas relações. Por serem naturalmente prazerosos, jogos eletrônicos poderiam contribuir para melhorar a adesão de participantes em pesquisas científicas. O estudo teve como objetivo investigar o uso de um jogo online como método para um estudo sobre como as práticas culturais surgem e se mantém avaliando o efeito da comunicação ou sua ausência dentro do grupo e como diferentes distribuições de ganhos afetam o modo como se organizam. Participaram desse estudo 15 trios de jogadores de League of Legends (45 participantes), dispostos em quatro grupos experimentais com combinações diferentes das variáveis. Os resultados sugerem que houve seleção cultural em cinco dos doze trios experimentais e que nos trios com distribuição totalmente iníqua de ganhos o contato com a metacontingência em vigor foi dificultada. Os participantes revezaram entre si para minimizar a iniquidade de reforços nos grupos com comunicação, indicando que a comunicação contribuiu com a organização dos jogadores de forma funcional à aquisição das respostas individuais e grupais. Uma dificuldade encontrada na coleta refere-se ao fato de que a tarefa do experimento simplificou a dinâmica do jogo, ficando artificial em relação ao estilo ao qual os participantes já estavam habituados. Relatos de participantes ao longo da pesquisa indicam que a restrição contida nas instruções e o tempo de duração foi um fator que tornou o jogo aversivo.


Palavras-chave


Metacontingência; Evolução cultural; Análise do Comportamento; Jogos Online