Portal de Eventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), SCIENTEX-2019

Tamanho da fonte: 
Eficácia da TCC no tratamento em grupo de pacientes com Transtorno de Pânico
Keisy Roberta Viera Silva, Ericka Marta Alves Dias

Última alteração: 2019-11-21

Resumo


O Projeto de Intervenção, Pesquisas e Estudos em Terapia Cognitiva Comportamental (PIPE - TCC) foi criado com o intuito de promover práticas clínicas de cuidado e intervenções psicológicas através da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), que compreende o indivíduo numa perspectiva cognitiva e utiliza de estratégias comportamentais para a modificação do pensamento e das emoções. As atividades propostas são realizadas no serviço escola da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Centro de Estudos e Práticas em Psicologia (CEPPSI) e em outros espaços da universidade.

O projeto busca contribuir na difusão responsável do saber científico que as pesquisas na área da terapia cognitivo-comportamental têm proporcionado, pois é observado um aumento de estudantes e profissionais na região sem a devida capacitação e a falta de cursos de psicologia com a oferta de disciplinas que contemplem essa abordagem psicoterápica. Dessa forma, esse projeto também assume o caráter e o compromisso de aprofundar os estudos nessa área de conhecimento, em benefício da qualidade de vida dos seres humanos, além do compromisso ético do exercício da psicologia em benefício das coletividades.

Pensando nisso, o presente projeto tem como objetivos a realização de acolhimento psicológico de usuários para possível identificação de demandas para os grupos de tratamento de transtornos do humor a fim de verificar, dentre as possibilidades, o melhor serviço a ser oferecido; planejar e acompanhar grupos de tratamento para transtorno de pânico; realizar acompanhamento individual (excepcional) de usuários que não conseguiram obter resultados durante a psicoterapia em grupo, desobstruir a lista de espera do CEPPSI e favorecer o desenvolvimento de potencialidades sobre escuta e a prática clínica em TCC.

Para isso, foram realizadas pesquisas bibliográficas e discussões sobre o tema da TCC, sua fundamentação teórica e suas técnicas, aplicadas aos diversos contextos de tratamento nos transtornos psicológicos. Logo após foram realizadas reuniões semanais de estudos e discussão para a elaboração e planejamento dos acompanhamentos do grupo interventivo para pacientes com transtorno de pânico e A partir disso foram realizados acolhimentos para selecionar os participantes. Na condução do grupo foi utilizado o protocolo de tratamento Vencendo o Pânico de Bernard Rangé, que envolve psicoeducação e manejo de técnicas da TCC, antes de cada sessão foi realizado um monitoramento do humor por meio das Escalas Beck: Inventário de Depressão (BDI) e Inventário de Ansiedade (BAI).

O grupo contou com a participação de seis pessoas. As sessões eram realizadas uma vez por semana, com duração de 2h/cada, durante 4 meses, conforme sugerido no protocolo de Rangé. Os resultados se mostraram positivos mediante a aplicação das escalas, do feedback oral e por escrito dos participantes após cada sessão, tendo comprovado a eficácia do tratamento em grupo para esse tipo de transtorno. Além disso a articulação teórico-prática foi vivenciada pelos alunos.

Tomado pela importância do tratamento para o público e do aprendizado para os estudantes e profissionais, é esperado que o presente projeto possa alcançar mais pessoas e expandir suas ações para fora da universidade, visando a oferta de conhecimento e saúde mental para todos os públicos da região.

 

 


Palavras-chave


transtorno; panico; terapia; cognitiva; comportamental;