Portal de Eventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), SCIENTEX-2019

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Relato de experiência na Escola Municipal Santa Terezinha: Visão dos Bolsistas.
Janicleia Nascimento Souza, Francisco Cícero Da Silva, Sara Gonçalves da Silva, João Marcos de Souza Gonçalves, André de Souza Guimarães, IAGO SILVA OLIVEIRA

Última alteração: 2019-11-10

Resumo


Esse estudo objetiva relatar as experiências práticas vivenciadas por estudantes de um curso de educação física que atuam nos primeiros anos do ensino fundamental na Escola Municipal Santa Terezinha, em Petrolina-PE. Os mesmos deram início as atividades do projeto entre o primeiro e segundo semestres do curso. O foco principal do subprojeto em que atuam é oferecer aulas de educação física aos alunos do fundamental I, visto que, esta fase da educação básica não possui aulas regulares desta disciplina. Através de uma entrevista estruturada foi possível se obter relatos e analisar os principais problemas e dificuldades enfrentados na área de atuação pelos bolsistas do PIBID. Inicialmente foi visto que houve dificuldade de adaptação com a atividade docente por ser a primeira turma de cada bolsista e também por haver turmas com alunos com deficiência física e intelectual. Outro dos obstáculos relatados pelos professores bolsistas foi a falta de experiência prática, muitas vezes dificultando a comunicação com os alunos (especialmente no momento de explicar as atividades). A construção de planejamentos e de planos de aula que contemplassem alunos com deficiências e alunos sem deficiência também foi um dos desafios, até porque os bolsistas ainda não haviam pago as disciplinas de “Educação Física Adaptada” e “Tópicos em Educação Inclusiva”. No decorrer do programa os bolsistas foram obtendo conhecimento em meio a essa prática e também melhorando a sua forma de ensino. A partir destas experiências, no momento, quando estão cursando as disciplinas anteriormente mencionadas, os alunos estão tendo uma visão mais ampliada desta temática. A partir dos relatos obtidos é possível verificar que as experiências prática e teórica (a partir das discussões e pesquisas realizadas para a organização das aulas) adquiridas no PIBID fortaleceram a  formação dos bolsistas enquanto futuros professores de Educação Física. As vivências adquiridas no dia a dia nas escolas permitiram conhecer com mais profundidade o real funcionamento de um estabelecimento escolar; permitiu também perceber que as escolas e a comunidade em que está inserida podem se retroalimentar, ou seja, a escola pode modificar a comunidade a partir de suas ações, e a comunidade leva para a escola as suas realidades e suas características. Foi observado que, apesar do Pibid atuar nas 3 escolas com o ensino com o fundamental 1, nenhuma das escolas funciona da mesma maneira, cada uma possui a sua peculiaridade. Portanto, a participação no Pibid foi altamente recompensadora e importante para a nossa futura carreira profissional.

Palavras-chave


Educação física; Experiências docentes; Formação; PIBID