Portal de Eventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), SCIENTEX-2019

Tamanho da fonte: 
MODELOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM SOBRE ANIMAIS PLATELMINTOS E NEMATOIDES
FRANKLIN DE SOUZA SILVA, RITA CACILDA DANTAS VARJÃO PEREIRA, GISELE SOARES LEMOS SHAW

Última alteração: 2019-11-17

Resumo


Animais dos filos platelmintos e nematoides geralmente são conhecidos como vermes. Esses filos possuem características distintas, porém são muitas vezes confundidos uns com os outros. O primeiro contato com esses animais em sala de aula é no Ensino Fundamental, no qual diversas vezes o tema é passado de forma superficial, enfatizando apenas as doenças provocadas por alguns desses animais. É necessário que se aprofunde o conhecimento sobre esses indivíduos mostrando sua diversidade e suas diferenças. Para isso, uma ferramenta pedagógica bastante relevante para o ensino desses conteúdos são os modelos didáticos, pois auxiliam o aluno na assimilação de conceitos de maneira prática, buscando a participação ativa dos mesmos. Diante dessa constatação, buscou-se trabalhar com estudantes as diferenças anatômicas de platelmintos e nematoides, bem como sua variedade de espécies. Para isso, foi desenvolvida uma sequência didática realizada em aulas de ciências com uma turma de 7ºano do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Olga Campos de Menezes, na cidade de Senhor do Bonfim-BA. Foram aplicados questionários pré-teste e pós-teste para aferir as contribuições da sequência didática na aprendizagem dos estudantes sobre esses animais. Inicialmente, foi realizada uma aula expositiva sobre os filos e suas principais características e, após esse momento, a turma foi dividida em grupos, os quais confeccionaram modelos didáticos de exemplares de animais platelmintos e nematoides. Esses modelos didáticos foram construídos com massa de modelar para facilitar a modelagem das características dos corpos desses animais. Ao final, os estudantes apresentaram os modelos, explicando as principais características de cada indivíduo. Como resultados desse trabalho, foi evidenciada a construção do conhecimento dos estudantes sobre os animais platelmintos e nematoides, principalmente as diferenças de suas estruturas corporais, além de a desmistificação da ideia de que esses animais apenas trazem prejuízos para a sociedade e para o meio ambiente. Como salienta Larentis (2010), a metodologia utilizada nas aulas de ciências deve incluir elementos educativos que despertem a atenção e o interesse dos alunos. Os modelos didáticos tiveram esse papel educativo, pois conseguiram envolver os alunos de uma maneira significativa, principalmente porque os mesmos foram os responsáveis pela construção desses modelos.


Palavras-chave


Aprendizagem; Modelos didáticos; Nematoides; Platelmintos.