Portal de Eventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), SCIENTEX-2019

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PROJETO DE MONITORIA EM ECONOMIA 2018.2
Nayara Noronha Duarte, Liliane Caraciolo Ferreira

Última alteração: 2019-11-10

Resumo


O presente projeto abrange alunos do primeiro e segundo período do curso de Administração da Universidade Federal do Vale do São Francisco, em grande parte esses alunos são recém-concluintes do Ensino Médio sem vivência universitária e que se deparam em seus primeiros períodos do curso com disciplinas complexas e com conteúdos extensos para serem ministrados em um curto período de tempo na sala de aula. Logo, verifica-se a necessidade da monitoria para melhor compreensão e assimilação nas disciplinas de Introdução a Economia e Economia Brasileira, pois o encontro dos alunos com ambas as disciplinas complexas no início de sua adaptação com a vida acadêmica pode resultar em desistências e em um alto índice de reprovação nas disciplinas em questão. Dessa forma, a monitoria objetiva reduzir o índice de evasão e reprovação, ofertando suporte e motivando os discentes, tendo em vista que o monitor passou pelo mesmo processo. Ainda mais, a monitoria aproximará o monitor a docência. Por isso, a metodologia do projeto consistiu em definir as datas e horários das aulas em conjunto com os alunos via grupo no WhatsApp para que todos pudessem ser informados e contemplados. As monitorias ocorreram em média duas vezes na semana em horários opostos as aulas. O grupo também serviu como meio de comunicação para tirar dúvidas e compartilhar listas de exercícios e resoluções. Nos encontros, eram disponibilizados materiais impressos que contemplavam desde revisões teóricas até baterias de exercícios. Os encontros ocorriam após a docente ter ministrado os conteúdos em sala de aula, de maneira que os discentes já chegavam com suas dúvidas para esclarecimento, facilitando o trabalho incisivo encima das de tais dúvidas. Após sanadas as dúvidas, era realizado as resoluções da bateria de exercícios em conjunto com os alunos. Nos períodos que antecediam as avaliações, havia a intensificação das revisões, aumento na quantidade de alunos presentes na monitoria e no fluxo de troca de mensagens no grupo do WhatsApp. No final do período observou-se que a disciplina de Introdução à Economia 2018.2 continha 60 alunos matriculados no SIG@, porém apenas 45 frequentaram a disciplina até o final, dos frequentes 80% foram aprovados, 20% reprovados e o índice de reprovação por falta foi de 25%. No período anterior haviam 61 alunos matriculados no SIG@, porém apenas 41 frequentaram a disciplina até o final, dos frequentes 65,85% foram aprovados, 34,15% reprovados e o índice de reprovação por falta era de 33%. Percebe-se que as metas foram atingidas proporcionando um melhor desempenho acadêmico e um processo de ensino-aprendizagem de grande importância, tendo em vista que 80% dos alunos frequentes foram aprovados, ou seja, 14,15% acima do período anterior. Ainda mais, comparando os índices de reprovação por falta no período 2018.1 com o período 2018.2 conclui-se que houve uma redução de 8% no índice de evasão.

Palavras-chave


monitoria; economia; univasf; desempenho