Portal de Eventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), SCIENTEX-2019

Tamanho da fonte: 
OFICINAS DE CIÊNCIAS: AVALIAÇÃO QUALITATIVA E A CONSTRUÇÃO DE SABERES CIENTÍFICOS
Mariane da Costa Neres, Renata dos Santos Paes Landim, Tamires Ribeiro da Trindade

Última alteração: 2019-11-11

Resumo


Autores: Mariane da Costa Neres, Renata dos Santos Paes Landim, Tamires Ribeiro da Trindade

Preceptora: Cristiane Coelho da Silveira Dias

 

Nesse trabalho apresentaremos algumas atividades desenvolvidas na Escola Municipal Epitácio Alves Pamplona, situada na cidade de São Raimundo Nonato- PI, pelos licenciandos do curso de Ciências da Natureza, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Campus Serra da Capivara, atuantes no Programa Residência Pedagógica. Tais atividades favoreceram a formação dos futuros professores, uma vez que proporcionaram a criação e a participação em experiências metodológicas e práticas docentes diferenciadas. Dentre as experiências vivenciadas destacaram-se a elaboração e realização de Oficinas de Ciências, que foram desenvolvidas nos meses de Abril e Maio de 2019, no Ensino Fundamental II, com 234 estudantes, em 7 turmas, com a finalidade de promover metodologias que facilitassem o aprendizado dos envolvidos.  Para cada turma foram pensadas práticas que abordassem temáticas específicas; no 6º ano foram trabalhados os Ecossistemas e o Ciclo Hidrológico; no 7º ano Planetários e Fósseis; no 8º ano Sistemas (Digestório; excretor e respiratório) e no 9º ano Misturas e Densidade. Foram criadas maquetes explicativas e experimentos juntamente com os alunos e alguns professores da instituição. A avaliação foi de cunho qualitativo, valorizando quesitos como: comportamento dos alunos, participação efetiva e interação com o tema. Com as oficinas os estudantes demonstraram ótimo desempenho, mostraram-se motivados, engajados e entusiasmados. Tais resultados levaram-nos a concluir que atividades como estas devem ser realizadas rotineiramente, uma vez que facilitam a interação entre docentes e educandos.


Palavras-chave


formação de professores; Residência Pedagógica; Saberes Científicos