Portal de Eventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), SCIENTEX-2019

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ATIVIDADES FUNCIONAIS COM CRIANÇAS DE 6 A 12 ANOS: PET-BIOMECÂNICA
Brena Stheffany Santos Silva, Brenda Gabriele Amando Teles de Lima, Paulo Henrique Lima Bezerra, Scarlet Leite Neto, Adolfo José Pesqueira da Silva Borges Sobrinho, Rodrigo Gustavo Silva Carvalho

Última alteração: 2019-11-13

Resumo


A promoção de uma educação postural carece de ações preventivas. Dentre as opções, o exercício físico é um dos principais mecanismos que qualifica a educação postural. Diante disso o PET-Biomecânica desenvolve e aplica um programa específico de exercícios físicos para prevenção e correção postural. O objetivo deste trabalhos é apresentar as atividades desenvolvidas no âmbito da pesquisa, ensino e extensão do PET-Biomecânica no ano de 2019 relacionados a atividade física e educação postural. No ano letivo de 2019 tem sido aplicados exercícios com turmas da Escola Municipal Rubem Amorim, localizada no bairro São José em Petrolina-PE. Nessas atividades são envolvidas crianças da educação infantil ao 5° ano do ensino fundamental, com idades entre 6 e 12 anos. No âmbito da pesquisa é aplicada uma bateria de testes físicos chamada de PROESP-BR (massa corporal, estatura, índice de massa corporal, envergadura, flexibilidade, força-resistência, força explosiva de membros inferiores e superiores, agilidade, velocidade de deslocamento) com objetivo de avaliar a aptidão física dos escolares. Neste mesmo âmbito, o grupo avalia a dor nas costas e os hábitos posturais por meio do questionário BackPEI. Já na extensão, são realizadas atividade teóricas e práticas relacionadas a educação postural (modo correto de sentar, carregar a mochila, agachar, deitar, pegar objetos no alto). As aulas possuem duração de 50 minutos, na qual prioriza o ensino da educação postural e melhora da aptidão física dos escolares. As atividades funcionais e as avaliações foram realizadas em cerca de 400 crianças, o que possibilitou a realização de uma atividade física específica para uma melhor postura corporal, registro do desempenho físico na bateria de testes e uma melhor percepção da postura corporal e redução da dor nas costas.As ações do PET-Biomecânica foram determinantes para o alcance das metas estabelecidas na pesquisa, ensino e extensão. Além de proporcionar aos petianos uma vivência prática dos temas abordados na teoria.


Palavras-chave


Postura corporal; aptidão física; dor; crianças