Portal de Eventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), SCIENTEX-2019

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PROJETO DE MONITORIA EM ECONOMIA 2017
Jovenilton Mendes Santos, Liliane Caraciolo Ferreira

Última alteração: 2019-11-03

Resumo


Este trabalho tem o objetivo de contribuir com desenvolvimento e aprendizado dos alunos das disciplinas de Introdução a Economia e Economia brasileira, ambas no curso de bacharelado em Administração da Universidade Federal do vale do São Francisco, também auxiliar no ensino, no qual se propõe a instituição. A disciplina Introdução à Economia tem característica de possuir um conteúdo técnico que embasa o aprendizado da economia, compreendendo assuntos relacionados à oferta, demanda, equilíbrio de mercado, tipos de elasticidades, políticas públicas, entre outros, dentro de uma análise microeconômica, apresentando os conceitos básicos, no âmbito interno das organizações. No campo da macroeconomia apresenta conteúdo de investigação dos grandes agregados, as políticas fiscais e monetárias, os tipos de estrutura de mercados, o equilíbrio simplificado de Keynes, os conceitos do PIB (Produto Interno Bruto), entre outros, buscando o desenvolvimento da visão do ambiente econômico no âmbito externo às organizações. A disciplina Economia Brasileira, faz abordagem histórica do processo econômico brasileiro, desde o modelo agroexportador, até o atual sistema financeiro brasileiro e suas transformações, visando o fortalecimento do entendimento crítico dos estudantes. Os índices de reprovação e desistência verificados em ambas as disciplinas, bem como a complexidade e extensão dos conteúdos para um curto espaço de tempo a ser trabalhado, justificam a necessidade da monitoria para uma melhor compreensão e assimilação. As atividades foram desenvolvidas, com aula expositiva, resolução comentada de questões, consultas a bibliografia recomendada, entre outras ferramentas auxiliares. Contou também com avaliação através de simulados no Moodle e exercícios escolares. Foram utilizados como recursos metodológicos: baterias de exercícios, elaborados com antecedência, de acordo com os assuntos estudados, resolvidos em sala de aula e também disponibilizados exercícios com questões semelhantes para treinamento, questões essas resolvidas no encontro posterior. Nos períodos que precediam as avaliações, as atividades de revisão eram intensificadas, e também aumentava a participação dos alunos monitorados nos encontros, e o quantitativo de troca de mensagens no aplicativo de rede social na qual se tinha um grupo. Foi utilizado dois instrumentos de avaliação da monitoria: 1- Dados do SIG@ 2017.2 e; 2- questionário de avaliação para os alunos, pelo formulários do google. Diante dos resultados apresentados, foi verificado que a maioria dos alunos atendidos pelo programa de monitoria, consideraram que seu rendimento melhorou com as atividades desenvolvidas, ressaltando que a monitoria se mostra necessária na aprovação da disciplina, bem como a construção do conhecimento prático. Condizente com os dados apresentados pelo SIG@ 2017.2. O projeto de monitoria em Economia alcançou seu objetivo pelo incentivo do aluno-monitor a vivência da docência, pela ampliação da participação de alunos de graduação em atividades de ensino e de aprendizagem, contribuir para melhoria do curso de graduação. A monitoria também auxilia no sentido de reduzir a desistência ao ofertar suporte aos estudantes e mantê-los motivados para os estudos e alcançar um números de aprovações acima do esperado. Para o monitor o programa se torna ótima oportunidade de ampliação de conhecimento, bem como uma prática da oratória indo de encontro à possibilidade de se tornar um docente.



Palavras-chave


monitoria em Economia; Economia; vivência; Univasf.