Portal de Eventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), SCIENTEX-2019

Tamanho da fonte: 
MONITORIA DE ZOOLOGIA GERAL
Leanderson Sousa Coelho, Benoit Jean Bernard Jahyny

Última alteração: 2019-11-20

Resumo


A disciplina de Zoologia Geral tem como objetivo despertar a curiosidade dos alunos em relação aos animais ao seu redor, como os mesmos interagem entre si e com a natureza, e de que forma têm influência no nosso cotidiano. Nas aulas teóricas aborda-se a classificação dos seres vivos e sua evolução, passando pela parte histórica. O docente passa informações básicas para os alunos entenderem os diversos tipos de pragas existentes que afetam as culturas com as quais irão trabalhar, e em contrapartida os animais que trazem benefícios às culturas e como diferenciá-los. Nas aulas de campo da disciplina foi realizada uma coleta de animais, em uma área de adubação verde do Campus Ciências Agrárias-UNIVASF cultivada com várias espécies como crotalária, feijão de porco e mucuna preta. Nessa atividade, foram utilizadas armadilhas de queda para coleta dos animais, os quais foram levados para o laboratório para identificação. A segunda atividade foi constituída pela prova de taxonomia e sistemática. Na terceira atividade foi realizada uma coleta de cupins para entender o comportamento desses organismos em campo. A quarta e última atividade foi realizada na praia de Barra Grande-BA, onde os alunos fizeram coleta de animais marinhos com posterior elaboração de um relatório de análise dos animais encontrados. Desenvolver atividades de monitoria é de imensa importância para o aluno que está cursando a disciplina, e também para o monitor e professor. Dentro de sala de aula, nem sempre o professor consegue passar tudo que é necessário para o aprendizado do aluno e estabelecer o vínculo com um monitor contribui para que o professor possa executar todas as atividades que planeja, além de melhorar a comunicação entre aluno/professor. Nas aulas práticas, muitas vezes, o docente não consegue ajudar todos os alunos a fazerem observações ao microscópio, por exemplo, e com a ajuda de um monitor tudo isso fica mais rápido e fácil. O grupo criado numa rede social teve como objetivo, facilitar a comunicação entre docente e aluno através do monitor. Além disso, permitiu divulgação de material didático, atividades extraclasse, plantões para esclarecimento de dúvidas e de avisos importantes. O atendimento de monitoria foi feito semanalmente, sendo, os encontros marcados pelo grupo, de acordo com a disponibilidade do monitor e dos alunos. Semanalmente, a aula pratica era organizada segundo informações e literatura fornecida pelo docente, e nesta aula o monitor estava presente, assim como nas aulas de campo. Na disciplina de Zoologia geral (AGRO0003) no semestre de 2018.1 foi possível observar os seguintes parâmetros: Número de alunos na disciplina: 40; Número de alunos atendidos pela monitoria: 38; Número de alunos aprovados: 38; Alunos aprovados que compareceram a monitoria: 38. Já para o semestre 2018.2 observou-se: Número de alunos na disciplina: 42; Número de alunos atendidos pela monitoria: 32; Número de alunos aprovados: 32; Alunos aprovados que compareceram a monitoria: 32. Dentre os desafios enfrentados durante a monitoria, destaca-se a necessidade de cumprir a carga horária proposta pelo programa, além da presença nas aulas, em função da quantidade de disciplinas obrigatórias do curso.

 


Palavras-chave


Agronomia; Animais; Assistência