Portal de Eventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), SCIENTEX-2019

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Projeto de Monitoria em Anatomia Veterinária II – Ano 2018-2
Sarah Pena Almeida, Jamilly Caroline Santos Oliveira, Mateus Pau-Ferro Rodrigues, Adriana Gradela

Última alteração: 2019-11-15

Resumo


A disciplina de Anatomia Veterinária II visa ampliar os conhecimentos anatômicos dos animais domésticos iniciados na disciplina de Anatomia Veterinária I, abrangendo conteúdos teóricos e práticos. Os conteúdos ministrados compreenderam a anatomia dos aparelhos cardiovascular, digestório, genitourinário, respiratório e tegumentar, cuja forma de avaliação compreende provas teóricas, provas práticas, seminários, trabalhos visando a metodologia ativa e a participação dos alunos durante as aulas. A monitoria objetivou auxiliar o aprendizado dos discentes esclarecendo suas dúvidas e melhorando a fixação dos conteúdos, assim como o aprimoramento do monitor no conteúdo e a iniciação à docência. O projeto de monitoria em Anatomia Veterinária II objetivou auxiliar o aprendizado dos discentes esclarecendo suas dúvidas e melhorando a fixação dos conteúdos, assim como o aprimoramento do monitor no conteúdo e a iniciação à docência. As atividades desenvolvidas durante a execução do projeto envolveram participação do monitor nas atividades de rotina do Laboratório de Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres como  organização e limpeza do laboratório, preparação de peças para uso nas aulas práticas e atividades de estudos para fixação dos conteúdos; desenvolvimento de monitorias para auxílio de fixação do conteúdo e tira-dúvidas dos discentes matriculados; monitorias via Internet (tira-dúvidas) e auxilio as docentes Adriana Gradela e Naedja Carla dos Santos Leite da Silva na aplicação das provas práticas. O projeto de monitoria ocorreu entre os meses de outubro de 2018 a março de 2019, maior número de monitorias ocorreu no mês de Dezembro de 2018 (N= 5), seguido pelos meses de Novembro de 2018 e Fevereiro de 2019 (N= 4), Janeiro de 2019 (N= 2), Março de 2019 (N= 1) e por último Outubro de 2018 (N= 0). O número de monitorias juntamente com o acompanhamento nas aulas práticas, tiveram um impacto significativo na aprovação dos discentes, que obtiveram um índice de aprovação de sem exame final de 83% (43/52), com apenas 11% (6/52) fazendo o exame final, 4% (2/52) de abandono da disciplina após cursar algumas aulas e 2% (1/52) de abandono sem nunca cursar a disciplina. Ao final o índice de aprovação no semestre de 2018-2 foi de 94% (40/52). E para a melhoria dos monitores, os discentes tiveram a oportunidade de os avaliar em relação em relação a monitoria e seu desempenho pessoal. Conclui-se que a monitoria é um importante recurso de auxílio ao docente nas atividades laboratoriais; para aquisição de conhecimento para os discentes e para o aprofundamento dos conteúdos e vivência docente do monitor e por mais que em algumas situações os horários livres dos monitores não fossem os mesmo dos alunos, as outras formas de auxílio eram sempre eficazes no progresso dos discentes.


Palavras-chave


metodologias ativas, internet, conhecimento anatômico.