Portal de Eventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), SCIENTEX-2019

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Projeto de Monitoria em Anatomia Veterinária III – Resultados em 2018-2
Ana Caroline dos Santos, Rhamanne Santos Oliveira, Nicole Ferraz Santana, Adriana Gradela

Última alteração: 2019-11-11

Resumo


A monitoria aplicada à Disciplina Anatomia Veterinária III é imprescindível para auxílio nos estudos teóricos e, principalmente, práticos. A monitoria tem demonstrado utilidade, à medida que atende às dimensões “política, técnica, e humana da prática pedagógica”, permitindo que o aluno monitor se aprofunde nos temas associados à disciplina e construa destreza na dissecação, na manipulação de materiais cirúrgicos e na preparação de peças anatômicas; desenvolva atividades de liderança, criatividade e de docência, assim como cooperação didática ao corpo docente e discente nas funções universitárias. O Projeto de Monitoria em Anatomia Veterinária III objetivou auxiliar os discentes na fixação do conteúdo programático e sanar as dúvidas existentes, além de realizar o aprimoramento do monitor. As monitorias eram desenvolvidas através de encontros semanais realizados entre os monitores e os discentes, em horários previamente agendados no Laboratório de Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres no CCA da UNIVASF durante o segundo semestre letivo de 2018. As dúvidas dos discentes eram sanadas em cadáveres dissecados por eles durante as aulas, bem como em tira-dúvidas via internet (aplicativos de mensagens e vídeo) e através de materiais didáticos confeccionados pelo próprio monitor. Este também auxiliava a docente nas aulas teórico-práticas, correção de relatórios e aplicação das avaliações. Além disso, o monitor realizava também a limpeza e organização do laboratório e auxiliava na preparação de peças anatômicas. A disciplina em 2018-2 teve 52 matriculados, que tiveram índice de aprovação por nota de 96% (N= 50/52), cujos alunos participavam regularmente das monitorias tanto presenciais, quanto online e após exame final de 4% (N= 2/52), raramente frequentavam as monitorias durante o semestre, mas foram participativos durante o período de exames finais, resultado num índice de aprovação final de 100%. Conclui-se que o Projeto de Monitoria em Anatomia Veterinária III contribui ativamente com o aprendizado dos discentes aumentando o índice de aprovação e reduzindo a taxa de retenção na disciplina; ampliando o vínculo entre professor e monitor e contribuindo com a formação acadêmica deste.


Palavras-chave


plantão tira-dúvidas; metodologias ativas, monitoria