Informações para autores

Unidade de Nutrição Clínica HU-UNIVASF

 

NORMAS PARA SUBMISSÃO, SELEÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

1. NORMAS PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS:

 

1.1 Os trabalhos submetidos poderão ser: Pesquisas Concluídas, Estudos de Caso, Trabalhos de Iniciação Científica, Projetos de Extensão, Revisões da Literatura e Relatos de Experiências;

 

1.1.1 Os trabalhos deverão ser encaminhados, sob a forma de resumo (250 a 300 palavras) e versar sobre temas afins ao I Fórum de Terapia Nutricional do Vale do São Francisco, considerando os eixos temáticos abaixo elencados:

 

I – Avaliação Nutricional

  • Técnicas de medidas antropométricas;
  • Parâmetros bioquímicos em nutrição clínica;
  • Avaliação de consumo alimentar: inquéritos nutricionais;
  • Uso de tecnologias em avaliação nutricional: bioimpedância, etc.
  • Perfil nutricional de populações.

II – Suporte nutricional oral e enteral

  • Práticas inovadoras em suplementação oral e nutrição enteral;
  • Aplicação pratica nas mais diversas patologias;
  • Indicadores de qualidade;
  • Implantação de Protocolos – Relatos de Experiência.

III – Suporte nutricional parenteral

  • Práticas inovadoras em nutrição parenteral;
  • Aplicação pratica nas mais diversas patologias;
  • Indicadores de qualidade;
  • Implantação de Protocolos – Relatos de Experiência.

IV – Educação em saúde

  • Ações estratégias educativas para a qualidade da terapia nutricional;
  • Abordagem educativa multidisciplinar para pacientes, acompanhantes ou profissionais.

V – Atuação em Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional

  • Relatos de Experiências;
  • Abordagem interdisciplinar em terapia nutricional.

1.2 O título completo deverá ser escrito em letras maiúsculas, centralizado.

1.3 O corpo do resumo deverá iniciar cada tópico com o termo específico em negrito (Introdução:... Objetivo:... Metodologia:... Resultados e discussão:... Conclusão:...), o texto deverá ser digitado sem parágrafos, de acordo com a norma culta e a nova ortografia da língua portuguesa, as eventuais figuras, tabelas ou quadros poderão ser inseridas no banner após aprovação do resumo;

1.4; A bibliografia deverá ser inserida abaixo do resumo

1.4.1 Autores: aqueles que participaram efetivamente do trabalho. O número máximo de autores por trabalho é de 9 autores, incluindo o autor principal. Cada participante só poderá participar na qualidade de autor principal em até dois trabalhos.

1.4.2 Apenas o autor principal receberá certificação (onde estará elencado todos os co-autores) devendo repassar cópia aos co-autores.

1.4.2.1 Poderão  participar dos trabalhos na qualidade de relator (autor principal): acadêmicos de curso de graduação, pós-graduação, residentes e profissionais da saúde e áreas a fim.

1.4.3 Introdução: breve contextualização geral do tema a ser abordado;

1.4.4 Objetivos: aponta de forma precisa o que se quer alcançar com o trabalho;

1.4.5 Metodologia: descreve as etapas, os procedimentos e instrumentos de realização do trabalho, indicando o tipo de estudo, período, população e amostra, locais de realização do mesmo (para revisão de literatura, entenda o local como as bases ou fontes consultadas), descrição da coleta de dados e análise dos dados. Nas pesquisas que envolvam seres humanos, é indispensável colocar o número do Certificado de apresentação de Apreciação Ética (CAAE) emitido pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP);

1.4.6 Resultados/discussão: de forma organizada e esquematizada, os dados obtidos com o estudo e confrontam com o que é apresentado na literatura;

1.4.7 Conclusão / considerações finais: resposta ao(s) objetivo(s) e deve ser baseada nos métodos e resultados do estudo;

1.4.8 Ao final do texto deverão ser incluídos até três descritores (DECsBireme - http://decs.bvs.br/);

1.5 É obrigatório que o relator (autor principal) esteja inscrito no evento para que o trabalho seja submetido para avaliação.

1.6 Os nomes do autores e co-autores, título do trabalho; Palavras-chaves; dados dos autores e a área temática serão cadastrado na própria plataforma de submissão em campos específicos, No campo “Resumo do Trabalho” deve constar apenas o conteúdo do trabalho e a respectiva bibliografia, sem identificação dos autores. O primeiro arquivo (identificado no passo 4 como “texto original”), este completo (ver itens: 1.3, 1.4, 1.4.1, 1.4.3, 1.4.4, 1.4.5, 1.4.6, 1.4.7,1.4.8), mas sem identificação dos autores deverá ser enviado pelo link/ícone/janela “submissão de resumos” no site do evento, juntamente .

1.7 Todo projeto de pesquisa que envolva seres humanos, animais ou parte deles, incluindo questionários comuns e levantamento de fichas e arquivos com dados de pacientes, deverá ser avaliado previamente pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição onde está vinculado o apresentador. No ato de submissão do resumo os autores deverão submeter a respectiva aprovação no passo 4, optando em “tipo” por “material de pesquisa” e clicando no botão “Apresentar documento aos avaliadores (sem metadados), pois não irá comprometer a Avaliação pelos Pares cega”, ficando disponível para a Comissão de Avaliação.

1.8 O período para envio dos resumos compreende de 06 a 30 de setembro de 2018.

1.9 O conteúdo dos resumos e respectivos banner São de inteira responsabilidade dos seus autores.

2. NORMAS PARA APRESENTAÇÃO:

2.1 A apresentação de trabalhos científicos no I Fórum de Terapia Nutricional do Vale do São Francisco será exclusivamente no formato banner (pôster);

2.1.1 O pôster deverá ser confeccionado atendendo ao padrão/tamanho: 0,90m de largura x 1,20m altura;

2.1.2 Deverá conter título do trabalho, nome do(s) autor(es), nome da instituição de origem, introdução; objetivos; métodos; resultados, conclusões e referências;

2.1.2.1 Referências: deve-se utilizar as mais importantes e recentes (últimos cinco anos), com limite de 5 referências (ABNT);

2.1.3 Os nomes dos autores deverão vir na linha abaixo do título e da indicação do eixo temático correspondente, um abaixo do outro e alinhados à direita, sublinhando-se o nome do autor principal que deverá apresentar-se como primeiro citado. Os autores deverão ser identificados com um número arábico sobrescrito e no rodapé do banner deverá constar a categoria profissional, titulação, cargo ou função dos autores, instituição de origem e um endereço eletrônico válido do relator (autor principal) para contato;

2.1.4 É permitida a utilização de imagens e gráficos.

2.1.5 O autor principal deverá estar no local de sua apresentação, rigorosamente, no horário programado. Sua ausência no horário programado pela Comissão Organizadora implicará na perda do direito da apresentação.

2.1.6 O tempo máximo para cada apresentação será de 10 (dez) minutos e haverá mais 5 (cinco) minutos para perguntas e respostas sobre o trabalho, totalizando 15 (quinze) minutos por apresentador.

2.1.7 Dia, local e horário de apresentação: será divulgada na página do evento.

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>> Lembramos que de 10 a 12 de outubro de 2018, após a aprovação do trabalho, os autores serão convidados via e-mail a submeter cópia em formato PDF do Banner no mesmo site de submissão do resumo.

*O tamanho máximo do arquivo PDF com informações suplementares/pôster/Apresentação deverá ser de no máximo 1Mb

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3. AVALIAÇÃO E RESULTADO DOS TRABALHOS APROVADOS:

3.1 Os trabalhos serão examinados pela Comissão Cientifica do evento, composta por professores renomados da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), do Hospital Universitários (HU Univasf) e de outras Instituições de Ensino Superior (IES), bem como de profissionais com atuação na área temática.

 

3.2 A Comissão Científica somente irá avaliar os trabalhos que estiverem dentro das normas. Aqueles em desacordo com as normas aqui estabelecidas não serão aceitos, bem como aqueles com considerável número de erros gramaticais e/ou de digitação;

3.3 A relação dos trabalhos aprovados será divulgada por meio do site do evento a partir do dia 05 de outubro de 2018;

3.4 O certificado de apresentação de trabalho está condicionado a participação do autor principal no evento. Não será permitida a troca do autor principal sem justa causa, bem como alterações no resumo após submissão.

3.5 Todos os trabalhos científicos apresentados no I Fórum de Terapia Nutricional do Vale do São Francisco serão publicados em anais eletrônicos que ficarão disponíveis no site do evento.

3.6 Será escolhido um trabalho de cada eixo temático (totalizando cinco trabalhos) para receber “Menção Honrosa”.

3.7 Os casos omissos serão avaliados pela própria comissão cientifica.

O acesso é livre para cadastro de trabalhos. Recomendamos a leitura das políticas na página Sobre a Conferência, e visitar regularmente a página inicial da Conferência para se manter atualizado.

Petrolina, 04 de Setembro de 2018

Comissão Organizadora

I Fórum de Terapia Nutricional do Vale do São Francisco



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