Informações para autores

Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente HU-UNIVASF

“Excelência do fator humano para a segurança do paciente"

17, 18 e 19 de abril de 2018

Petrolina, PE

 

NORMAS PARA SUBMISSÃO, SELEÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

1. NORMAS PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS:

1.1 Os trabalhos deverão ser encaminhados, sob a forma de resumo (250 a 300 palavras) e versar sobre temas afins ao I Simpósio em Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente, considerando os eixos temáticos abaixo elencados:

I – O fator humano e a cultura da Segurança do Paciente

  • Identificação correta do paciente;
  • Melhoria da Comunicação efetiva entre os profissionais de saúde;
  • Melhoria da segurança dos medicamentos de alta-vigilância;
  • Cirurgia Segura com local de intervenção correto, procedimento correto e paciente correto;
  • Redução do risco de infecções associadas aos cuidados de saúde;
  • Redução do risco de lesões ao paciente, decorrente de quedas.

II – Segurança do Paciente

  • Gestão de risco;
  • Práticas inovadoras em segurança do paciente;
  • Processos de acreditação hospitalar;
  • Metas internacionais de segurança do paciente;
  • Implantação de Núcleo de Segurança do Paciente – Relato de Experiência;
  • Implantação de Protocolos de Segurança do Paciente – Relato de Experiência.

III – Estratégias Educativas em Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente

IV – Infecção Hospitalar e Segurança do Paciente

1.2 A totalidade de palavras do resumo incluirá o título, o eixo temático correspondente (1, 2, 3 ou 4), introdução, objetivos, metodologia, resultados e discussão, conclusão, considerações finais e os descritores. As referências não farão parte da contagem das palavras, mas só serão aceitas o máximo de cinco (5) por trabalhos.

1.3 O título completo deverá ser escrito em letras maiúsculas, centralizado. O texto deverá ser digitado sem parágrafos, de acordo com a norma culta e a nova ortografia da língua portuguesa; escrito com o programa Word (Microsoft), folha A4, fonte Times New Roman 12; espaço simples entre linhas; margens superior e esquerda - 3,0 cm, margens inferior e direita - 2,0 cm. Não incluir figuras, tabelas ou quadros.

1.4 O corpo do resumo deverá iniciar cada tópico com o termo específico em negrito (Introdução:... Objetivo:... Metodologia:... Resultados e discussão:... Conclusão:...), e seguir com a descrição do mesmo;

1.4.1 Título: deverá conter, no máximo, 15 palavras e refletir o conteúdo de forma clara para despertar a leitura;

1.4.2 Autores: aqueles que participaram efetivamente do trabalho. O número máximo de autores por trabalho é de 5 autores, incluindo o autor principal. Cada participante só poderá participar na qualidade de autor principal em até dois trabalhos.

1.4.2.1 Poderão participar dos trabalhos na qualidade de relator (autor principal): acadêmicos de curso de graduação, pós-graduação, residentes e profissionais da saúde e áreas a fim.

1.4.3 Introdução: breve contextualização geral do tema a ser abordado;

1.4.4 Objetivos: aponta de forma precisa o que se quer alcançar com o trabalho;

1.4.5 Metodologia: descreve as etapas, os procedimentos e instrumentos de realização do trabalho, indicando o tipo de estudo, período, população e amostra, locais de realização do mesmo (para revisão de literatura, entenda o local como as bases ou fontes consultadas), descrição da coleta de dados e análise dos dados. Nas pesquisas que envolvam seres humanos, é indispensável colocar o número do Certificado de apresentação de Apreciação Ética (CAAE) emitido pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP);

1.4.6 Resultados/discussão: de forma organizada e esquematizada, os dados obtidos com o estudo e confrontam com o que é apresentado na literatura;

1.4.7 Conclusão / considerações finais: resposta ao(s) objetivo(s) e deve ser baseada nos métodos e resultados do estudo;

1.4.8 Referências: utilizar as mais importantes e recentes (últimos cinco anos), com limite de 5 referências (ABNT);

1.5 Ao final do texto deverão ser incluídos até três descritores (DECsBireme - http://decs.bvs.br/);

1.6 É obrigatório que o relator (autor principal) esteja inscrito no evento para que o trabalho seja submetido para avaliação. As inscrições para o evento, bem como a submissão dos trabalhos serão feitas através do site: https://svssphuunivasf.wixsite.com/svssp-huunivasf

1.7 No resumo deve constar: os nomes do autor e coautores, que será cadastrado na própria plataforma de submissão, considerando os campos apresentados (Título do trabalho; Área temática; Palavras-chaves; Resumo do trabalho; Dados dos autores), transcrevendo para o campo “Resumo do Trabalho” apenas o conteúdo do trabalho (sem título, sem palavras-chaves, sem referências e sem identificação dos autores). O primeiro arquivo, este completo (ver itens: 1.3, 1.4, 1.4.1, 1.4.3, 1.4.4, 1.4.5, 1.4.6, 1.4.7,1.4.8, 1.5), mas sem identificação dos autores deverá ser enviado pelo link/ícone/janela “submissão de resumos” no site do evento.

1.8 Todo projeto de pesquisa que envolva seres humanos, animais ou parte deles, incluindo questionários comuns e levantamento de fichas e arquivos com dados de pacientes, deverá ser avaliado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição onde está vinculado o apresentador. No ato de submissão do resumo, os autores deverão preencher o quadro que pergunta sobre a necessidade de aprovação do comitê de ética. Se a resposta for SIM, abrir-se-á uma nova janela, que exigirá o upload do certificado de aprovação do comitê de ética. O certificado do Comitê de Ética deverá ser carregado obrigatoriamente, ficando disponível para a Comissão de Avaliação.

1.9 O período para envio dos resumos compreende de 01 a 28 de fevereiro de 2018. PRORROGADO ATÉ 15 DE MARÇO

1.10 O conteúdo dos resumos é de inteira responsabilidade dos seus autores.

2. NORMAS PARA APRESENTAÇÃO:

2.1 A apresentação de trabalhos científicos no I Simpósio em Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente do Vale do São Francisco será na modalidade banner (pôster) ou oral;

2.1.1 O pôster deverá ser confeccionado atendendo ao padrão/tamanho: 0,90m de largura x 1,20m altura;

2.1.2 Deverá conter título do trabalho, nome do(s) autor(es), nome da instituição de origem, introdução; objetivos; métodos; resultados, conclusões e referências;

2.1.3 Os nomes dos autores deverão vir na linha abaixo do título e da indicação do eixo temático correspondente, um abaixo do outro e alinhados à direita, sublinhando-se o nome do autor principal que deverá apresentar-se como primeiro citado. Os autores deverão ser identificados com um número arábico sobrescrito e no rodapé do banner deverá constar a categoria profissional, titulação, cargo ou função dos autores, instituição de origem e um endereço eletrônico válido do relator (autor principal) para contato;

2.1.4 É permitida a utilização de imagens e gráficos.

2.1.5 Para a apresentação oral o autor principal do trabalho deverá comparecer às com a apresentação em “pendrive” para conferir a compatibilidade do arquivo com o computador local.

2.1.6. O autor principal deverá estar no local de sua apresentação, rigorosamente, no horário programado. Sua ausência no horário programado pela Comissão Organizadora implicará na perda do direito da apresentação.

2.1.7 A Comissão Organizadora disponibilizará para apresentação do trabalho projetor multimídia e computador com o programa Microsoft Office instalado.

2.1.8 A apresentação de slides deverá apresentar o conteúdo e a sequência: Introdução, Objetivo, Metodologia, Resultados e discussão e Conclusão.

2.1.9 Para elaboração do texto, recomenda-se que seja utilizada fonte de tamanho 22 (mínimo), e cores em contraste (em relação ao plano de fundo) adequado para sua perfeita visualização. Efeitos de animação da apresentação devem ser evitados.

2.1.10 O tempo máximo para cada apresentação será de 10 (dez) minutos e haverá mais 5 (cinco) minutos para perguntas e respostas sobre o trabalho, totalizando 15 (quinze) minutos por apresentador. Considerando que o tempo de apresentação não poderá se estender além do prazo, recomenda-se que os apresentadores e orientadores fiquem atentos ao número de slides (10 - no máximo) e que treinem previamente a apresentação para que isso seja respeitado.

2.1.11 Dia, local e horário de apresentação: consultar a página do evento.

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>> Lembramos que de 09 a 13 de abril, Após a aprovação do trabalho, os autores serão convidados a submeter o Banner/apresentação

*O tamanho máximo do arquivo PDF com informaçãoes suplementares/pôster/Apresentação deverá ser de no máximo 1Mb

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3. AVALIAÇÃO E RESULTADO DOS TRABALHOS APROVADOS:

3.1 Os trabalhos serão examinados pela Comissão Cientifica do evento, composta por professores renomados da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), do Hospital Universitários (HU Univasf) e de outras Instituições de Ensino Superior (IES), bem como de profissionais com atuação na área temática.

3.2 A Comissão Científica somente irá avaliar os trabalhos que estiverem dentro das normas. Aqueles em desacordo com as normas aqui estabelecidas não serão aceitos, bem como aqueles com considerável número de erros gramaticais e/ou de digitação;

3.3 A relação dos trabalhos aprovados será divulgada por meio do site do evento (www.eventos.univasf.edu.br) a partir do dia 20 de março de 2018;

3.4 O certificado de apresentação de trabalho está condicionado a participação do autor principal no evento. Não será permitida a troca do autor principal sem justa causa, bem como alterações no resumo após submissão. Os mesmos estarão disponíveis no site www.sistemas.univasf.edu.br/sge2/certificado

3.5 Todos os trabalhos científicos apresentados no I Simpósio em Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente do Vale do São Francisco serão publicados em anais eletrônicos no site www.eventos.univasf.edu.br.

3.6 Será escolhido um trabalho de cada eixo temático (totalizando quatro trabalhos) para receber premiação.

3.6 Os casos omissos serão avaliados pela própria comissão cientifica.

O acesso é livre para cadastro de trabalhos. Recomendamos a leitura das políticas na página Sobre a Conferência, e visitar regularmente a página inicial da Conferência para se manter atualizado.



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