Portal de Eventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), IV Congrefor & IV Simpósio de Residências em Saúde - ISBN 978-85-60382-99-6

Tamanho da fonte: 
A INFLUÊNCIA DO PET-SAÚDE/GRADUASUS NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL ENFERMEIRO
Cicero Natan dos Santos Alves, Johnatan Dantas Oliveira Freitas Freitas, Marianna Bernardes Antero, Nadja Maria dos Santos

Última alteração: 2018-03-18

Resumo


Introdução: Por meio do edital do no 13, de 28 de setembro de 2015, o Ministério da Saúde lançou a abertura da seleção para o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde/GraduaSUS. Esta edição trabalha com projetos que atendam as seguintes especificidades: a) mudanças curriculares alinhadas às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para todos os cursos de graduação na área da saúde; b) qualificação dos processos de integração ensino-serviço-comunidade de forma articulada entre o Sistema Único de Saúde e as instituições de ensino; c) articulação com projetos do Ministério da Saúde e Ministério da Educação e/ou outros projetos de âmbito local ou regional relacionados à integração ensino-serviço-comunidade (BRASIL, 2015). Problema: A configuração atual dos cursos de saúde precisa buscar a inserção dos alunos na realidade com a qual os mesmos poderão se encontrar, visando a aproximação destes com os ambientes de saúde do SUS, fornecendo uma integração ensino-serviço- comunidade. Participantes: Integrantes do PET Saúde GraduaSUS, enfermeira da estratégia de saúde da família-preceptora PET GraduaSUS e docente da universidade de Pernambuco. Período de Realização: O projeto vem sendo desenvolvido desde abril de 2016. As atividades que constam neste relato foram executadas entre os meses de março e maio de 2017. Abordagem: Trata-se de um relato de experiência que tem como objetivo descrever as atividades vivenciadas no PET-saúde/GraduaSUS na Unidade Básica de Saúde AME Roza Maria Ribeiro, da cidade de Petrolina-PE. Resultados: Foram realizados 4 encontros, acompanhando-se a rotina da Enfermeira da Unidade em diferentes atividades. O primeiro momento tratou-se das consultas de enfermagem em saúde da mulher, além da realização do exame citopatológico; o segundo momento tratou-se de uma reunião com as equipes para redefinir o mapeamento da área que a unidade atende; o terceiro momento tratou-se de um dia voltado para a comunidade, visita aos acamados para realização de vacinas; no quarto momento podemos vivenciar atividades de acompanhamento da supervisão dos agentes comunitários de saúde feita pela enfermeira, também podemos identificar algumas alterações nos resultados dos exames citopatológico que já estavam disponíveis na unidade, além de acompanhar a realização do teste do pezinho juntamente com a técnica responsável. Discussão: O PET-Saúde/GraduaSUS é uma iniciativa voltada ao fortalecimento das ações de integração ensino-serviço-comunidade por meio de atividades que envolvam o ensino, a pesquisa e extensão universitária e a participação social. Para isso conta com a participação de tutores, preceptores e estudantes dos cursos de saúde para promover avanços nessa perspectiva. Conclusão: As atividades do PET Saúde GraduaSUS, tem possibilitado a inserção precoce dos alunos nos ambientes do SUS, oportunizando aos discentes através dos momentos vividos, uma maior apropriação e inter-relação do conhecimento teórico/prático.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. Secretaria De Gestão Do Trabalho E Da Educação Na Saúde. Edital no- 13, de 28 de setembro de 2015. Seleção para o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde Pet-Saúde/GraduaSUS - 2016/2017. Diário Oficial da União. Brasília, 29 de setembro de 2015. Seção 3, p. 126.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES 3/2001. Diário Oficial da União,
Brasília, 9 de novembro de 2001. Seção 1, p. 37.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Ministério da Educação e do Desporto. Parecer CNE/CES no 776/1997. Brasília-DF, 03 de dezembro de 1997.




Palavras-chave


Sistema Único de Saúde; Atenção Primária à Saúde; Enfermagem em Saúde Comunitária; Educação em Saúde