Políticas das Modalidades

1. Política de Álcool, Crack e outras Drogas: dispositivos e estratégias de cuidado

1. Política de Álcool, Crack e outras Drogas: dispositivos e estratégias de cuidado

O eixo abrange trabalhos referentes à discussão e implementação da Política Nacional de Atenção aos Usuários de Álcool, Crack e outras Drogas no Brasil, destacando-se temas como Promoção, Prevenção e Práticas Educativas nessa área; Uso de Drogas e Direitos Humanos; (Des) Criminalização, Segurança Pública e Política de Drogas; Intervenções baseadas na Clínica da Atenção Psicossocial e Redução de Danos; Processos de Trabalho nos diversos dispositivos de cuidado a pessoas que fazem uso de substâncias psicoativas; RAPS, Articulação Intersetorial e o cuidado a pessoas com transtornos decorrentes do uso de substâncias psicoativas na comunidade, e outros.

Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

2. Processos de trabalho na atenção psicossocial: experiências na RAPS

Neste eixo podem ser inseridos trabalhos relativos ao compartilhamento de experiências e à discussão dos processos, estratégias/ferramentas de trabalho, saberes e práticas baseados na Clínica da Atenção Psicossocial, nos diversos componentes e pontos de atenção da RAPS, enfocando aspectos como interdisciplinaridade, intersetorialidade, complexidade da atuação em rede, da imersão no território e nas comunidades. Destacam-se, ainda, as tecnologias de cuidado, a exemplo do Projeto Terapêutico Singular – PTS e os desafios da Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde, a exemplo do matriciamento, e afins.

Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

3. Empoderamento e Movimentos Sociais: rompendo com a lógica manicomial nos processos de opressão.

O eixo contempla trabalhos que tematizem: Empoderamento, Autonomia, Poder de Contratualidade, Protagonismo Social e Processos de opressão no âmbito das experiências de/com usuários, familiares, trabalhadores, estudantes no campo da Atenção Psicossocial. Inserem-se trabalhos acerca da Reforma Psiquiátrica, Reforma Sanitária, Questões de gênero, Relações raciais, Luta de classe, entre outros.

Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

4. Trabalho, Arte e Cultura: enfrentando o estigma

Os trabalhos que examinam as relações entre Saúde Mental, trabalho, Geração de Renda e Economia Criativa são inseridos neste eixo, enfocando ações realizadas nos serviços e nas comunidades. Aborda ainda a economia criativa, que estimula o desenvolvimento de habilidades baseadas nos talentos de cada sujeito, sendo uma via que merece destaque no campo da Reabilitação Psicossocial. Contemplam-se, ainda, trabalhos voltados a impactar o imaginário social em torno da experiência de loucura e do uso de drogas, no sentido do questionamento do estigma e desmistificação, com atenção às articulações com a arte e cultura como recurso.

Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

5. Formação e Educação Permanente para a RAPS: valorizando a aproximação ensino-serviço

O eixo aborda vários aspectos relativos à Formação em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, nas diversas esferas: Graduação e Pós-Graduações (Especialização, Residências Multiprofissionais, Mestrados, Doutorados), com ênfase na aproximação ensino-serviço. Também inclui resumos que tratam da ampliação dos cenários de aprendizagem e da construção de saberes interdisciplinares, Educação Permanente em Saúde no cotidiano dos serviços e a formação política de trabalhadores, usuários e familiares via aproximação com as redes.

Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Obs: Ao se inscrever neste evento, utilizar para o LOGIN apenas os números do CPF, quem se inscreveu previamente não precisa alterar o Login.

Os trabalhos apresentados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não expressando as ideias dos membros da Comissão Científica

Infelizmente não temos condição de atender nehuma solicitação especial como:cadeiras de rodas, dieta especial, etc

PRPPGISTI

Prefeitura Municipal de Juazeiro-BAPrefeitura Municipal de Petrolina-PE